Você já deve ter ouvido falar de Coaching, principalmente voltado para as áreas administrativas. No entanto, o Coaching pode se aplicar a qualquer área. Há inclusive Coaching específico para dentistas. O objetivo do treinamento é criar mudanças positivas na rotina do aluno para assim produzir bons resultados.

O Coaching possibilita ao dentista o que ele muitas vezes não consegue fazer, parar, sentar e analisar com calma seus objetivos a curto, médio e longo prazo e traçar metas, sem esquecer-se da qualidade de vida. Os instrutores de Coaching, conhecidos como Coach, acompanham todo o processo e orientam sobre os melhores caminhos.

Tempo para refletir e agir
No caso da odontologia, o objetivo é reforçar as competências dos dentistas e trabalhar seus pontos fracos para melhorar sua performance, deixando de centralizar tantas tarefas para conquistar o bem estar. Diferente de outros métodos que visam somente a área profissional, o Coaching engloba todas as necessidades e potenciais do individuo.

“Nos dias atuais o dentista não tem tempo para ele mesmo, não consegue tempo para avaliar seu próprio trabalho. É necessário administrar o tempo e delegar mais para ter a percepção do eu e assim elaborar metas para uma mudança positiva”, explica Marcos Rocha, cirurgião-dentista com 20 anos de experiência, Mestre em Odontologia pela USP e especialista em Coaching, Membro da Sociedade Brasileira de Coach.

O Coaching é realizado em reuniões presenciais ou por vídeo conferência. Por ser um processo rápido, já na primeira reunião inicia-se a implementação de novas atitudes e se baseia na premissa do Foco, Ação, Resultado e Melhoria continua (FARM).

shutterstock_231252727

Metas
O primeiro passo para alcançar mudanças é identificar o cenário atual e o cenário desejado, que varia de pessoa para pessoa. Em seguida, são desenvolvidas estratégias para obtenção de resultados, que serão acompanhados pelo Coach.

Esse tipo de treinamento tem uma duração variada de acordo com os objetivos do dentista. Normalmente o processo é conduzido com reuniões semanais de 50 minutos com um prazo mínimo de 10 seções.

Rocha também realiza mini cursos de Coaching gratuitos para os dentistas interessados. Esses mini cursos são realizados virtualmente, em 7 dias. Durante esses encontros, Rocha explica o que é Coaching e apresenta algumas ferramentas úteis para que o profissional consiga dar os primeiros passos e traçar metas sozinho. As inscrições podem ser feitas no site de Rocha, conforme a programação.

Resultados
A dentista Nelma Freitas percebeu os resultados e sua mudança após o Coaching. “Agora me sinto mais focada, mais apoiada e mais independente para minhas tomadas de decisões”.

A também dentista, Carolina Soares, conseguiu ampliar suas perspectivas. “Procurei o Coaching em busca de mudanças, para sair da rotina do consultório e ter mais perspectiva. Me sinto mais confiante e procuro sempre cumprir meus objetivos. Eu agora tenho objetivos claros”.

Artigo anterior

KaVo Kerr lança SonicFill: sistema permite restaurações em menos de 3 minutos

Próximo artigo

Dentista é a melhor profissão de 2015 nos EUA

Diarioodonto2014

Diarioodonto2014

Não há comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>