Os problemas posturais dos cirurgiões-dentistas são motivo de muitas reclamações durante e após o dia a dia de trabalho. O desconforto e a má postura são fatores determinantes para o aparecimento de incômodos e até, algumas vezes, surgimento de doenças que impedem o desempenho profissional. As queixas mais comuns são as dores nas costas, tendinite e DORT (Distúrbio osteo muscular relacionado ao trabalho).

Pensando nesses fatores, a ergonomia é fundamental para a prática odontológica. O cirurgião-dentista além de pensar em um consultório bonito e bem organizado, também precisa considerar o conforto e a dinâmica das tarefas diárias com base no pleno domínio de cada equipamento. A ergonomia é necessária para pensar no processo de planejamento e de projeção para que todo o ambiente esteja ajustado às limitações e às habilidades do profissional.

A má disposição dos equipamentos e móveis pode atrair lesões que surgem quando os instrumentos odontológicos não são manuseados direito ou não estão bem posicionados, de forma que não atenda às necessidades do profissional. Sendo assim, na hora de montar ou fazer uma reforma no consultório, é preciso pensar em um esquema ergonômico, tais como iluminação, disposição da cabine de trabalho, ruídos, entre outros fatores. Para isso, é preciso considerar a adaptação dos equipamentos ao ambiente de trabalho. Um exemplo é a cadeira, um item que muitos dentistas costumam optar pela mais bonita, sem pensar em como ela beneficiará no decorrer de cada atendimento.

Também é importante pensar no paciente na hora de planejar o consultório. Há muitos que possuem odontofobia e, ao se depararem com um ambiente convidativo e bem organizado, se sentem mais seguros e assim a satisfação do atendimento é garantida. Atualmente, há no mercado muitos equipamentos odontológicos pensados na confortabilidade do dentista. Aderir à ergonomia na prática odontológica é uma forma de otimizar cada atendimento e manter a harmonia dentro do consultório.

Artigo anterior

Refrigerante zero também estraga os dentes

Próximo artigo

Odontologia Esportiva, uma nova especialidade?

Diarioodonto2014

Diarioodonto2014

Não há comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>