Muitos dentistas fazem uso indiscriminado do álcool a 70% sem saber as consequências para o consultório, principalmente na durabilidade dos equipamentos, como cadeiras e mochos, entre outros.

O álcool a 70% é eficiente em parte do trabalho, mas diferente desse produto, o ácido peracético possui alto poder germicida frente a bactérias, esporos, HBV, HBC e outros vírus, mesmo em presença de sujeira (saliva, sangue, pus…). Em um único passo, ele limpa e desinfeta tubulações internas de equipos, sem danificá-los.

O produto ajuda na remoção e previne a formação de biofilmes internos de tubulações (mangueiras de alta e baixa rotação bem como sugadores), impedindo que microrganismos possam de alguma maneira retornar para a boca dos pacientes com risco de contaminação. O ácido peracético também é mais econômico. Um litro do produto diluído a 1% equivale a 100 litros de álcool a 70%.

O diretor e higienista Eridon Araujo, da Profilática, empresa especializada no controle de infecções e biossegurança, explica como o ácido peracético auxilia na durabilidade dos equipamentos. “Ao contrário do álcool e do cloro, o Peresal não danifica o equipo e instrumentais. A incompatibilidade do álcool, especialmente com materiais sintéticos como Policarbonato, PVC, silicone, borracha e outros que normalmente fazem parte dos equipos odontológicos já é amplamente conhecida. O álcool resseca tais matérias provocando rachaduras, desgaste, afetando a qualidade dos equipos e mobiliários trazendo prejuízos para o consultório”.

O gráfico abaixo faz um comparativo entre os dois produtos:

comparativo alcool e peresal

Artigo anterior

Seus óculos de proteção realmente lhe protegem?

Próximo artigo

As melhores práticas para a boa manutenção da sua peça de mão

Diarioodonto2014

Diarioodonto2014

3 Comentários

  1. Marcia Carnevali
    3 de junho de 2015 at 15:43 — Responder

    Aonde comprar o ácido paracético ?

  2. Roberta
    11 de junho de 2015 at 15:19 — Responder

    Olá, gostaria do orçamento do kit peresal, porém entre os Estados que lá estão para serem escolhidos, não encontrei o meu: Rondônia. Vocês não enviam pra cá?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>