Infecção após cirurgia pode ser uma dor de cabeça tanto para o paciente quanto para o dentista. Para evitar complicações com processos, o profissional deve se precaver documentando as esterilizações feitas nos materiais utilizados em cirurgia e procedimentos odontológicos.

De acordo com as diretrizes da Anvisa, o procedimento de limpeza, desinfecção e esterilização é único, portanto, independente do local. Os produtos utilizados em odontologia não fogem à regra, sendo assim, tudo o que for artigo crítico terá que ser esterilizado. Os artigos semi-críticos poderão ser esterilizados ou na impossibilidade, realizada desinfecção de alto nível.

A escritora e advogada Ana Siedschlang-Tillin, no livro “Dicas Legais para Odontologia”, orienta que os dentistas documentem a esterilização e guardem esse arquivo por cinco anos, para ter direito a reparação de dano, conforme art. 27 do Código do Consumidor e ainda é recomendável que o profissional mantenha toda a documentação salvo em arquivo eletrônico por tempo indeterminado.

Confira o passo a passo de como documentar o processo de esterilização:

1) Coloque no envelope uma tira de indicador químico junto com a peça esterilizada

2) Após o processo de esterilização, retire a tira do indicador químico e cole na ficha do paciente

3) Pegue a assinatura do paciente depois dele ter conferido que todos os materiais do atendimento estavam esterilizados.

Caso jurídico

A importância da documentação da esterilização se destaca em um caso jurídico apresentado no livro de Siedschlang-Tillin  que ocorreu em junho de 2013, na cidade de Palhoça/SC. Um cirurgião-dentista teve que indenizar um paciente em R$ 5 mil por danos morais, por séria infecção de uma cirurgia de retirada de um dente siso. Nesses casos, é responsabilidade do dentista provar que não agiu por negligência mostrando que a infecção foi ocasionada por imprudência do paciente.

Artigo anterior

Quantos anos você passa escovando os dentes? Baixe nosso infográfico e decore seu consultório

Próximo artigo

Participe da IV Imersão em radiologia odontológica